Confesso que não me lembro onde vi sobre esse livro, mas me interessei imediatamente. Isso porque um filósofo sueco me interessa mais ou menos como a decoração do país. É um livro, a principio, leve e fácil de ler. Conta a história de Rabih e Cristen, um casal “normal” que se conhece, namora, casa e tem filhos, tudo isso em Londres, cidade onde Botton vive.
Fala da força dos relacionamentos. Ou pior, da força da natureza, do inconsciente nos relacionamentos. De repente você começa a perceer porque você, e as pessoas ao redor, fazem o que fazem. Ele é otimista, mas mostra a realidade, os dois pés no chão. Faz uma leitura antropológica e filosófica ao mesmo tempo e nos faz repensar onde e como as relações estão sendo construidas, e como dá para mudar algumas coisas, sem perder a sua essência.
É um livro que mexe. Mas é fácil de ler porque é a história de outras pessoas, e isso é sempre mais fácil. Durante a leitura, me peguei falando “É óbvio que ele está fazendo isso por causa daquilo”, mas me pego nos mesmos pontos nos meus relacionamentos, sem conseguir pensar antes. Ele te faz pensar e tentar agir de maneira diferente, por isso PRE-CI-SA ser lido por quem, como eu, quer entender realmente de relacionamentos e, principalmente, ser feliz com o seu.
Vale a leitura.
Encontrei essa palestras bem interessante dele no TED também:
Para comprar na Saraiva, clique aqui!
Republicou isso em expanda luze comentado:
Uma dica de leitura!
Um livro sempre nos ensina algo e uma estrada que se manisfesta, fala e compartilha amor de verdade, é por onde devemos andar.
CurtirCurtir