Um ponto importante na organização financeira – e uma pergunta que me fizeram no Instagram foi “Legal, quero parar de gastar e começar a poupar. Mas ainda tenho muitas dívidas, como devo proceder produção?”. Sim, essa parte é complicada e exige uma coisa chamada sacrifício (tem até uma palestrinha no meu Instagram @andreapavlo_holistica nos destaques falando sobre isso)! Então, reuni algumas dicas dadas por especialistas para tirar a gente do sufoco e, finalmente, voltarmos a ser felizes com nosso crédito restabelecido.
- Se sente que tem uma compulsão por gastos, procure ajuda. É bastante comum que a gente acabe jogando as nossas frustrações em comprar. Inclusive existem estudos que comprovam que pessoas com propensão a comer demais também tem propensão a gastar demais. Uma boa terapia – a cognitivo comportamental por exemplo – pode ajudar a desviar o foco.
- Não compre nada de imediato. Pense, calcule a planeje cada compra, principalmente de supérfluos como uma nova TV com a sua ainda boa.
- Liquide primeiro as dívidas com juros mais altos e só vá negociar quando souber direitinho o quanto terá para isso por mês.
- Consiga uma fonte extra de renda como vender docinhos ou revender produtos. Mas tenha cuidado com alguns investimentos que precisam ser altos demais e acabam te deixando mais endividada. Oferecer serviços – como aulas particulares por exemplo – é mais negócio.
- Corte o crédito. Corte os cartões. Sim, todos. Eu deixo um com um limite baixo para compras da internet – manter um blog custa bastante dinheiro – e só. Se tiver, vai acabar usando.
- Peça ajuda para pessoas que entendam mais de finanças do que você. Pode ser contratar um consultor ou até aquele seu tio que manja tudo dos paranauês.
- Procure aprender sobre finanças. Não, não é um bicho de sete cabeças e na realidade é só uma crença limitante que você é mulher e não tem cabeça para isso. Bobagem! É realmente mais fácil a mulher se perder nas compras porque compramos pouco e coisas mais baratinhas. Homens costumam comprar menos, mas quando compram é um carro ou uma TV enorme, então eles vêem melhor onde está o dinheiro.
- Adeque seu estilo de vida ao seu salário, já descontando parcelas da dívida. Se precisar vender o carro e comprar um mais em conta ou até mesmo mudar de casa, faça isso. Se você tem uma casa cara demais, literalmente não está ganhando para isso e precisa mudar.
- Foco sempre. Se o foco é pagar as dívidas saiba que qualquer cafezinho a mais pode te deixar mais longe do seu objetivo. Ao invés disso, consiga dinheiro para adiantar as últimas parcelas e ganhar ainda mais descontos.
Um comentário em “Como sair das dívidas? 9 dicas úteis”